De onde vem o plástico?
Para saber de onde vem o plástico precisamos entender o que é o plástico:
O plástico, do grego “plastiko”, que significa “feito para moldagem”, é uma matéria-prima usada na fabricação de diversos componentes presentes em nossa rotina, como: sacola plástica, canudinho, escova de dente, garrafa pet, pratos, copos, talheres, entre outros.
Agora vamos há alguns fatos:
O plástico tem como sua matéria-prima o petróleo e pertence aos polímeros, polímeros são aqueles que têm moléculas muito grandes, além de características muito especiais e variadas, por isso são divididos em dois tipos, veja a seguir.
Termoplásticos- amolecem quando são aquecidos e podem ser moldados. Quando resfriam, endurecem assumindo a nova forma a qual foram moldados. Nesse tipo de plástico, o processo pode ser repetido muitas e muitas vezes. Esse é usado para fazer 80% das coisas em que os plásticos são encontrados, como os potes que seus pais usam na cozinha, os baldes usados para limpeza, embalagens de água e refrigerantes, entre outras coisas.
Termorrígidos ou termofixos- não derrete e não pode ser moldado depois. Podem, no entanto, ser pulverizados e aproveitados como carga, ou ainda serem incinerados para a recuperação de energia. Pode ser usado, por exemplo, na fabricação de telefones e canecas.